segunda-feira, 14 de outubro de 2019

sobre a minha arte

Amores, parem de dizer que eu não chamo vcs pra trabalhar em espaços de arte. Eu não sou sou curadora, nem dona de galeria, nem trabalho em instituição de arte. E, tb, eu não tenho a obrigação de fazê-lo. Se querem estar em espaços como eu estou, além de ter tido as oportunidades e privilégios que eu tive/tenho, sigam os meus passos:

1 - trabalhe por 24 anos no palco e só no 25º ano tenha dinheiro pra pagar suas contas só com arte (10 anos aprendendo técnicas corporais nos teatros, danças, circos, ruas, capoeiras etc., nas artes visuais: fotografia, vídeo, colagem, arte postal, web design etc., escritas e poesias etc. e depois mais 14 anos desenvolvendo seus próprios trabalhos).

2 - estude em 5 universidades diferentes (6 anos em ciências sociais, 2 anos em artes cênicas e 4 anos em artes visuais e saia dessas duas últimas sem o certificado de conclusão).

3 - se jogue do Brasil pra Alemanha falando apenas português, com recursos limitados, após ter deixado tudo pra trás, e com nada garantido no país novo (sem trabalho, sem visto, sem amor, mas com amigues).

4 - crie um trabalho como Solange, tô aberta!, que afetou e afetuou toda uma galerona (e que após 13 anos de existência não tem sequer um EP ou vídeo-clipe).

5 - trabalhe muito sem receber (inclusive fazendo a primeira exposição na rua ou esperando que seu trabalho de pesquisa de 4 anos com drag queens e fotografia seja exposto pela primeira vez num espaço de arte após 15 anos). 

6 - faça suas mensagens, artes e poesias em zine e saia vendendo por 1 real.

7 - pare de fazer coisas que vc ama como beber, usar coisinhas pra ficar bacana, ir toda noite de festa etc. e foque: trabalhe, pesquise, escreva, crie, conheça, descanse, cuide de si.

8 - faça cursos de como enquadrar projetos nas leis municipais, estaduais e federais, e se inscreva em tudo que aparecer e não seja aprovade em quase nada. 

9 - pare de reclamar e crie, por mais loloki que pareça. faça seu trabalho circular. se mostre. crie sua identidade enquanto artista.   

10 - Seja loloki, mas seja generose, afetuose, carinhose e entenda que as pessoas são os bens mais valiosos. Saia da energia da treta. Isso fode vc e nós que estamos ralando duro pra abrir os caminhos pra nós e pra vcs. Nós não podemos ser o alvo de nós mesmes.

11 - e, o mais importante, trabalhe a si mesme. Trabalhe duro, mesmo, todos os dias. No auto-conhecimento, na espiritualidade, na experiência de vida, nos auto-boicotes, nas resiliências, pra não reproduzir sistemas coloniais e necropolíticos. 

Eu entendi que o mundo não foi feito pra mim. Eu entendi que eu sou o fracasso do sistema. Eu entendi que o que eu estou fazendo por mim é algo da esfera do impossível. Entenda que eu nunca estarei só. E, finalmente, entenda que esse caminho só eu posso trilhar da minha forma. Assuma a sua missão e me deixe seguir a minha. E, talvez, a gente se encontre em nossos caminhos.

15.10.19

Um comentário:

Adryane Lins disse...

Lindo miga! Saudades de você!