tag:blogger.com,1999:blog-35096046286093659222024-03-12T21:40:33.033-07:00SUBo que há onde ninguém pode enxergar?Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.comBlogger91125tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-44492566877326188432019-11-28T15:06:00.000-08:002019-11-28T15:06:19.596-08:00às vezes<div dir="ltr" style="line-height: 1.38; margin-bottom: 0pt; margin-top: 0pt;">
<span style="background-color: transparent; font-family: Arial; font-size: 11pt; font-style: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-position: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;"><span style="color: white;">às vezes me bate uma sensação de: e agora?</span></span></div>
<div dir="ltr" style="line-height: 1.38; margin-bottom: 0pt; margin-top: 0pt;">
<span style="background-color: transparent; font-family: Arial; font-size: 11pt; font-style: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-position: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;"><span style="color: white;">e caio num vazio sem esperança.</span></span></div>
<div dir="ltr" style="line-height: 1.38; margin-bottom: 0pt; margin-top: 0pt;">
<span style="background-color: transparent; font-family: Arial; font-size: 11pt; font-style: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-position: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;"><span style="color: white;">isso foi comum por quase toda minha vida.</span></span></div>
<div dir="ltr" style="line-height: 1.38; margin-bottom: 0pt; margin-top: 0pt;">
<span style="background-color: transparent; font-family: Arial; font-size: 11pt; font-style: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-position: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;"><span style="color: white;">eu apenas sinto. e sei que algo vai mudar. sempre muda.</span></span></div>
<div dir="ltr" style="line-height: 1.38; margin-bottom: 0pt; margin-top: 0pt;">
<span style="background-color: transparent; font-family: Arial; font-size: 11pt; font-style: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-position: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;"><span style="color: white;">observar o vazio. não se entregar ao medo ou ao desespero.</span></span></div>
<div dir="ltr" style="line-height: 1.38; margin-bottom: 0pt; margin-top: 0pt;">
<span style="background-color: transparent; font-family: Arial; font-size: 11pt; font-style: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-position: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;"><span style="color: white;">por estar aqui há tanto tempo, e de conhecer essa sensação tão bem, ela se tornou uma amiga íntima. a ouço. </span></span></div>
<div dir="ltr" style="line-height: 1.38; margin-bottom: 0pt; margin-top: 0pt;">
<span style="background-color: transparent; font-family: Arial; font-size: 11pt; font-style: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-position: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;"><span style="color: white;">e sei que a vida, em seus mistérios, abrirá suas portas e me mostrará caminhos.</span></span></div>
<div dir="ltr" style="line-height: 1.38; margin-bottom: 0pt; margin-top: 0pt;">
<span style="background-color: transparent; font-family: Arial; font-size: 11pt; font-style: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-position: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;"><span style="color: white;">paciência é algo que sempre achava impossível de ter.</span></span></div>
<div dir="ltr" style="line-height: 1.38; margin-bottom: 0pt; margin-top: 0pt;">
<span style="background-color: transparent; font-family: Arial; font-size: 11pt; font-style: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-position: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;"><span style="color: white;">paciência é algo que anda junto com sabedoria.</span></span></div>
<div dir="ltr" style="line-height: 1.38; margin-bottom: 0pt; margin-top: 0pt;">
<span style="background-color: transparent; font-family: Arial; font-size: 11pt; font-style: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-position: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;"><span style="color: white;">mas, tb sei, que os momentos de incerteza são pontes no nada. </span></span></div>
<div dir="ltr" style="line-height: 1.38; margin-bottom: 0pt; margin-top: 0pt;">
<span style="background-color: transparent; font-family: Arial; font-size: 11pt; font-style: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-position: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;"><span style="color: white;">às vezes isso se aprofunda, e é o momento de partir de novo.</span></span></div>
<div dir="ltr" style="line-height: 1.38; margin-bottom: 0pt; margin-top: 0pt;">
<span style="background-color: transparent; font-family: Arial; font-size: 11pt; font-style: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-position: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;"><span style="color: white;">sempre soube de onde saía mas nunca sabia onde ia chegar.</span></span></div>
<div dir="ltr" style="line-height: 1.38; margin-bottom: 0pt; margin-top: 0pt;">
<span style="background-color: transparent; font-family: Arial; font-size: 11pt; font-style: normal; font-variant-caps: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-position: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; white-space: pre-wrap;"><span style="color: white;">vejo os sinais mas de dentro ouço: paciência. </span></span></div>
<span style="color: white;"><span id="docs-internal-guid-73a43d42-7fff-9e03-0379-f593b8b91135"></span>--</span><br />
<a href="https://youtu.be/PEQxEJ5_5zA" target="_blank">Make Your Own Kind of Music</a>Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-18393783812094032222019-10-14T16:30:00.001-07:002019-10-14T16:30:40.362-07:00sobre a minha arte<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
Amores, parem de dizer que eu não chamo vcs pra trabalhar em espaços de arte. Eu não sou sou curadora, nem dona de galeria, nem trabalho em instituição de arte. E, tb, eu não tenho a obrigação de fazê-lo. Se querem estar em espaços como eu estou, além de ter tido as oportunidades e privilégios que eu tive/tenho, sigam os meus passos:</div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; min-height: 16px;">
<br /></div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
1 - trabalhe por 24 anos no palco e só no 25º ano tenha dinheiro pra pagar suas contas só com arte (10 anos aprendendo técnicas corporais nos teatros, danças, circos, ruas, capoeiras etc., nas artes visuais: fotografia, vídeo, colagem, arte postal, web design etc., escritas e poesias etc. e depois mais 14 anos desenvolvendo seus próprios trabalhos).</div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; min-height: 16px;">
<br /></div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
2 - estude em 5 universidades diferentes (6 anos em ciências sociais, 2 anos em artes cênicas e 4 anos em artes visuais e saia dessas duas últimas sem o certificado de conclusão).</div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; min-height: 16px;">
<br /></div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
3 - se jogue do Brasil pra Alemanha falando apenas português, com recursos limitados, após ter deixado tudo pra trás, e com nada garantido no país novo (sem trabalho, sem visto, sem amor, mas com amigues).</div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; min-height: 16px;">
<br /></div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
4 - crie um trabalho como Solange, tô aberta!, que afetou e afetuou toda uma galerona (e que após 13 anos de existência não tem sequer um EP ou vídeo-clipe).</div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; min-height: 16px;">
<br /></div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
5 - trabalhe muito sem receber (inclusive fazendo a primeira exposição na rua ou esperando que seu trabalho de pesquisa de 4 anos com drag queens e fotografia seja exposto pela primeira vez num espaço de arte após 15 anos). </div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; min-height: 16px;">
<br /></div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
6 - faça suas mensagens, artes e poesias em zine e saia vendendo por 1 real.</div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; min-height: 16px;">
<br /></div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
7 - pare de fazer coisas que vc ama como beber, usar coisinhas pra ficar bacana, ir toda noite de festa etc. e foque: trabalhe, pesquise, escreva, crie, conheça, descanse, cuide de si.</div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; min-height: 16px;">
<br /></div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
8 - faça cursos de como enquadrar projetos nas leis municipais, estaduais e federais, e se inscreva em tudo que aparecer e não seja aprovade em quase nada. </div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; min-height: 16px;">
<br /></div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
9 - pare de reclamar e crie, por mais loloki que pareça. faça seu trabalho circular. se mostre. crie sua identidade enquanto artista. </div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; min-height: 16px;">
<br /></div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
10 - Seja loloki, mas seja generose, afetuose, carinhose e entenda que as pessoas são os bens mais valiosos. Saia da energia da treta. Isso fode vc e nós que estamos ralando duro pra abrir os caminhos pra nós e pra vcs. Nós não podemos ser o alvo de nós mesmes.</div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; min-height: 16px;">
<br /></div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
11 - e, o mais importante, trabalhe a si mesme. Trabalhe duro, mesmo, todos os dias. No auto-conhecimento, na espiritualidade, na experiência de vida, nos auto-boicotes, nas resiliências, pra não reproduzir sistemas coloniais e necropolíticos. </div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; min-height: 16px;">
<br /></div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
Eu entendi que o mundo não foi feito pra mim. Eu entendi que eu sou o fracasso do sistema. Eu entendi que o que eu estou fazendo por mim é algo da esfera do impossível. Entenda que eu nunca estarei só. E, finalmente, entenda que esse caminho só eu posso trilhar da minha forma. Assuma a sua missão e me deixe seguir a minha. E, talvez, a gente se encontre em nossos caminhos.</div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal; min-height: 16px;">
<br /></div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 24px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
</div>
<div style="font-family: Helvetica; font-size: 13px; font-stretch: normal; line-height: normal;">
15.10.19</div>
Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-18450722575288379082018-11-26T03:14:00.000-08:002018-11-26T03:56:08.742-08:004.0<span style="color: #f3f3f3; font-family: "arial";"><span style="background-color: black; font-size: 14px; white-space: pre-wrap;"><b>amores, chegou muita coisa com os 4.0 mas tb chegou uma vontade enorme de ser egoísta, após muita reflexão que parte desse sistema chamado Pêdra. e isso não é uma coisa negativa. apenas entendam coisas básicas. uma delas é: nesse momento, eu preciso do meu tempo. eu não cheguei na cena hj. sou pré-histórica: pré-internética, pré-celulética, pré-a-maioria-dos-grupos-e-iniciativas-lgbtqia+, pré-queer, pré-textão, pré-descoberta-sobre-as-violências-no-brasil-e-o-medo-da-volta-da-ditadura, to cansada e ainda luto com muito esforço pra pagar minhas contas com dignidade. entenda que eu dei muito. muito mesmo. sempre deixei de fazer minhas coisas pra fazer as coisas pro meu povo. meus traumas eram menos importantes do que de todxs. vejo/penso/sinto tudo isso como coisas urgentes em que meu bem-estar e meu caminho podiam esperar. agora não mais como antes. agora é tempo de receber. inclusive com a nova geração ocupando muito mais espaços y aqüeres e com muito mais chances, caminhos e energia do que eu (sem culpas, que não sou católica. apenas uma observação do peso do tempo e do trabalho que tb sou responsável por abrir os caminhos). sou uma mama, com uma house gigante. pergunte às filhxs. elas são poderosas. quer imigrar, me pergunte, mas só depois que vc pesquisou e escreveu pras organizações. elas recebem pra isso. eu não. se vc tem tempo pra publicar nas suas redes sociais, vc tem tempo pra pesquisar e escrever e-mails. é emergência, é urgente? me escreva sem pestanejar! é sua sensação interna de urgência? lide com ela, pois o tempo do mundo das burocracias é super lento. transforme em potência de vida, de arte e se proteja, se cuide. potência sem foco, sem pesquisa, sem base, sem experiência, pode ser apenas mais do mesmo. e mais do mesmo o mundo tá cheio. mas, não deixe de fazer. é com a experiência que vc vai sacar o bafo. não me envie 50 vídeos de 30min. cada pra ver todos e dar um feedback. não sou júri de festival e não recebo pra isso. não me pergunte o que é cada conceito que eu falo. vá pesquisar. não recebo como professora. precisa de uma casa pra ficar? não me pergunte. to morando numa casa pequena e to sem espaço interno pra compartilhar isso com mais alguém que não seja super íntima e mesmo assim por poucos dias. se for algo urgente, faça de tudo pra que essa coisa não se torne urgente. mas me pergunte se precisar de casa, pessoalmente. eu responderei no meu tempo, e colocarei em contato com pessoas que tenham quartos/espaços para receber visitas. e cuide bem do espaço que tá te recebendo. atuamos em comunidade, com diferentes graus de precariedade. respeite isso. eu sou uma pessoa sensível e empática. ou seja, eu sinto muito mas da minha forma. não me chame de dramática. e tampouco vítima. se eu sumo um pouco da sua vida, ou é pq eu to sem tempo, ou to precisando me cuidar e descansar, ou cansada de não haver troca. bad vibes na minha direção: economize sua energia. eu sou protegida. tenho olhos, bocas e ouvidos pelas encruzas dos mundos. e, além de tudo, tenho tentado fazer algo bacana com as merdas que fizeram comigo. não interrompa o fluxo. respeite isso. quer o meu trabalho de arte? tem aqüe? é amiga? é pra comunidade? fale tudo no primeiro contato e não me faça preencher kilômetros de papéis burocráticos e/ou supor que eu tenha inscrições municipais, estaduais, federais, mundiais de tudo que vc precisa pra mostrar uma foto 3x4. se sim, pague por esse trabalho ou já me entregue tudo pronto só pra assinar, e me dê tempo. tenho lidado com questões de saúde, espiritualidade, mundo material, lutos, reorientando faltas e violências, e ainda tentando ser bunyta, num inverno que chegou e que eu não tenho mais paciência pra ele. tá vendo que eu to bombando no mundo da arte? ótimo. celebre comigo e, se precisar de help, se ajude primeiro, me ajude a te ajudar, me pergunte antes e aproveite o tempo em que estivermos juntxs. não tenho uma lista de residências de arte pelo mundo. não sou um blog. antes de mais nada, me pergunte se eu posso e/ou tenho tempo pra ajudar algumx amigx. tenho 24 anos de palco, 8 anos de europa, e to estudando na quinta universidade. ainda sinto que fiz e faço pouco e que tudo isso ainda não reflete financeiramente todo o esforço que já coloquei nessa área. tenho meus pontos fracos e dificuldades, que são enormes. além de tudo isso, tenho minhas utopias e, uma delas, é que todas as comunidades possam estar fortalecidas, compartilhando saberes, gozando formas de ser e acessando aqüeres e formas de viver com um mínimo de conforto. e isso é urgente. o mundo como tá constituído, não vai nos dar isso sem luta. então, lute juntx. e, antes de mais nada, perca a ilusão: o mundo não é feito para a maioria de nós. </b></span></span>Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-17222765115194425662018-05-08T20:26:00.001-07:002018-05-08T20:26:58.031-07:00...<div style="text-align: center;">
<span style="background-color: black; color: #6aa84f; font-size: large;">existe um vazio, preenchido de natureza, dentro. </span></div>
<div style="text-align: center;">
<span style="background-color: black; color: #6aa84f; font-size: large;">existe uma natureza, preenchido de vazio, fora.</span></div>
Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-42368278671735850852017-10-13T14:55:00.000-07:002017-10-13T14:55:37.418-07:00não sente isso?<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
nossas famílias são grandes. podemos ser irmãs, irmãos, primas, primos e não sabemos. </div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
nossas histórias são cruzadas. nos perdemos a muito tempo atrás. </div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
vivemos fugindo, escapando, movendo-se.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
não sente isso?</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
fomos retirades de nossos lugares.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
aprendemos a não parar. a sair em fuga.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
a enfrentar. e dar conta.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
temos uma força que não podemos ver a grandeza dela.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
somos les sobreviventes de um caos.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
mesmo ainda estando nele.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
e não caímos fácil.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
somos frágeis. frágeis fortes.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
sempre fomos.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
vamos bailando entre os truques.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
descobrindo formas.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
abrindo caminhos.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
sim, vamos na frente.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
abre ala.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
abrindo para fechar.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
construímos nossos remendos na pele.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
mas, mais do que na pele, somos uma grande costura.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
esse conhecimento e visão é muito antiga.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
costuradas por dentro, na história, nessa rede que quebra o tempo e espaço. e viaja neles.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
aprendemos a tocar tambor e chocalhos, a cantar e a dançar para relembrar, fortalecer, festejar, curar.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
resistir aos que nos queriam separados.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
nos abraçamos para nos reconhecer, para agradecer as nossas existências, para nos sentir.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
vamos seguindo, às vezes gritando, às vezes em silêncio.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
mas vemos tudo. muites de nós sentimos muito.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
muites de nós conversamos muito.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
vemos o invisível.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
vemos os jogos. e aceitamos.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
mas é porque já estamos em outro caminho.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
o que nos interessa são nossas ancestralidades cruzadas.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
nos amamos. e tb deixamos nosses continuar suas trajetórias. </div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
sentimos falta. não pertencemos. </div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
passamos por vários portões. atravessamos muitas encruzilhadas.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
nos encontramos. e cada ume nos atravessa.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
nunca estivemos em momento de trégua.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
mas temos a experiência da sagacidade.</div>
<div style="font-family: Calibri, Helvetica, sans-serif, Helvetica, EmojiFont, "Apple Color Emoji", "Segoe UI Emoji", NotoColorEmoji, "Segoe UI Symbol", "Android Emoji", EmojiSymbols; font-size: 16px;">
aprendemos. </div>
Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-23821367106813090472017-07-31T13:27:00.000-07:002017-07-31T13:27:52.917-07:00o silêncio<div class="p1">
<span class="s1">o medo se instaurou em meu corpo. ele é bem antigo.</span></div>
<style type="text/css">
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 17.0px; font: 14.0px Helvetica; color: #4b4f56; -webkit-text-stroke: #4b4f56; background-color: #ffffff}
span.s1 {font-kerning: none}
</style>
<br />
<div class="p1">
<span class="s1">com uma outra forma de entender o mundo, perdi as referências, vivi as ansiedades do risco de morte, a tristeza das mortes, e a violência ao cruzar as binaridades de gênero. nada disso tinha esses nomes, mas tinha esses impactos. nada disso tinha essas compreensões. que eu saiba, e eu me lembre, isso foi dos 7 meses na barriga de mami ao 2 anos de idade. tudo que eu faço, vem de mim e de minhas lutas. o que eu não faço, vem da ansiedade. vendo, agora, de outra forma. após relaxar, ela se mostrou. mas agora é algo maduro, ao olhar. o que não significa que ela mudou, mas que ela pôde confiar em mim. a sensibilidade, o confiar no invisível, entender e passear por mundos outros… é onde me realizei por muito tempo. foi por onde andei. a violência material foi demasiada pra sensibilidade tão aflorada. fechei os olhos, os ouvidos. lá, não me tocavam. os choros não expurgavam, os gritos não expurgavam. não havia carinho, não havia proteção. havia a sobrevivência. que tb não tinha esse nome e essa compreensão. a família era aquela que cuidava de mim no silêncio, no invisível.</span></div>
Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-15687717588954533912016-12-30T03:12:00.001-08:002016-12-30T03:16:58.277-08:00atual<span style="font-size: x-large;"><b>t e x t u a l </b></span><br />
<span style="font-size: x-large;"><b> s e x u a l </b></span><br />
<b style="font-family: Times, "Times New Roman", serif; font-size: xx-large;"><span style="font-family: "georgia" , "times new roman" , serif;"> </span></b><span style="font-family: georgia, "times new roman", serif; font-size: x-large;">EXU atual</span>Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-70775953767381862482015-03-01T17:22:00.002-08:002015-03-01T18:13:20.128-08:00eu queria escrever...queria escrever sobre como as coisas me afetam. queria escrever sobre aquele cara, lindo, chorando no ônibus, de frente a mim. queria dizer-lhe que tudo vai ficar bem, mesmo sem acreditar nisso. queria escrever de como desejei ir pra casa dele, dar banho nele, depois uma massagem, e botar pra dormir. queria escrever sobre um novo processo de arte/vida que começa daqui a uma semana. queria escrever sobre tudo que estou pensando sobre isso, sobre como isso irá me afetar, se me transformará, se a partir disso eu darei um outro passo, e outro, ou não, ou se ficarei no entre, ou se voltarei. queria escrever sobre todos os medos e desejos desse processo. queria escrever como é sentir as portas fechadas. queria muito escrever sobre essas portas invisíveis. essas portas que chamam de colonização. queria escrever como é muito difícil realizar alguns projetos de vida aqui. queria escrever sobre a tristeza que sempre fica no inverno, e de sua presença, lembrança e resistência ao entrar na primavera. queria escrever de como estou cansada de tentar furar o cerco. queria escrever de como estou estrategicamente me organizando para furá-lo. queria escrever de como xs amigxs me dão muito amor, e muita companhia e que sem elxs eu realmente não seria nada. queria escrever de como eu fujo delxs e de minha ausência em suas presenças. queria escrever de como não correspondo à altura e ainda assim somos amigxs. queria escrever sobre todos os projetos que gostaria de realizar e de que nem metade deles sai da minha cabeça. queria escrever em outras línguas. queria escrever sobre como perco muito tempo na cama, dormindo. queria escrever um livro autobiográfico. queria escrever os detalhes de como é envelhecer. queria escrever o quanto me sinto orgulhosa de ver uma cena tão linda, com pessoas tão lindas, de quanto elas me afetam e que rola afeto entre nós. queria escrever como cada pessoa faz parte de mim, me dá boas respostas para viver, para abrir cadeados, pular muros. queria escrever que tenho saudades de todas essas pessoas.Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-90747281224523255292015-01-26T21:42:00.000-08:002015-01-26T21:42:05.720-08:00...<b>fracassadxs e degredadxs filhxs do mundo, que andam de porto a porto buscando a solidão, te ofereço meu caos, minha encenação e minha ambição, meu calor e pós-colonização. te amo essa noite mas deixe-me acordar sozinhx.</b>Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-87079421859016682602014-12-01T03:36:00.001-08:002014-12-01T03:36:57.012-08:00dezembro, 2014...<b>Dezembro. Dezembro...
---------->
Cena 1: há 10 anos atrás, eu estava apresentando minha monografia “O ovo da Rainha Dragao”, sobre drag queens. Hoje, Jota Monstrx apresenta sua monografia, no mesmo programa. Ele apresenta “Teoria Cu: políticas do saber e da subjetividade a partir de pedro solange”. Estou de volta, conectada, num outro contexto, num outro tempo, mas no mesmo espaço.
---------->
Cena 2: há 20 anos pisava pela primeira vez num palco de teatro, pela introducao de Makários Maia, com a adaptação do “Quarto de despejo” de Carolina de Jesus. Essa semana é a estréia de “StudioDisorder - La Maison Baroque” de Rodrigo Garcia Alves.
---------->
me sinto canibalizada, vomitada, potente, coletiva, canibalizando, cagando, cansada, doída, perdida, existindo, resistindo, sobrevivendo, encontrada, desejosa, com todas as dúvidas e amizades, com todas as peças que faltam e angústias, com todos os privilégios e solidões, facilidades e enfrentamentos, atravessada e doadora… entre mundos distintos, conectados…</b>Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-20855926646503761422014-03-26T13:31:00.001-07:002014-03-26T13:42:09.274-07:00Glitter is a bitch's best friend---------- Critical Writing about “Keep it real” by Pedro Costa ---------
--------------------------------------------------------------------------------
A few months ago I saw the work "Keep it real" by artist Sergiu Matiș at the SODA Research Showings at Uferstudios in Berlin. I decided to write about his performance because it attracted my sense of desire and aroused my curiosity, jolting me from the passive position of audience member.
The break with the conventional theatrical scene, where the "fourth wall" reigns, happens in the first interpellation from Matiș: "Welcome, bitches!". We, the audience, are clearly thrown into a non-passive game for the show. The artist makes of us a piece of the Miscegenation. He makes us his bitches. This is the purpose of "The Bitch Manifesto", as the work is also titled. He uses the word "bitch", which is loaded with abjections, to transform the world. Thus, he changes us into subjects, no longer submissive to a violent ideology, but instead, as politically empowered beings.
I always considered of fundamental importance to know the life story of the artist, because I believe that critique and body are always connected in performance. The subject is implicated in the act, even in its own subtext, or its veiled biography. It is impossible to conceal one's biography in the choices of scenic elements. In this case, it is a work of power play. The subaltern speaks.
Matiș is an artist from Romania, Eastern Europe. His geo-political biography points to a post-socialist artist. A queer and feminist artist. In order to build the dramaturgy in his work, he uses the essay "A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century" by Donna Haraway. Thus, he presents us a fictional-political work, ironically composed to destabilize the capitalist system and a centralized art market. In his act, we find empowered bodies: a bio-female body, a post-socialist body, a black body, and cyborg bodies posed as a proposition of the anthropological conflict between "nature" and "culture." They are as satisfying and disturbing as the choreography itself. Cyborgs are put in a metaphysical field, in the power struggles and in the struggles to deconstruct patriarchal power. The cyborg body as transgressed boundary, possessing dangerous political possibilities.
The bodies mingled with the use of media and contemporary dance. They utilized choreographed repetition of movement, as much as the repetition of video clips from MTV (Music Television), which contaminated a whole generation. In the choreography, reproduction and repetition were used in order to reach a technically perfect movement. A double critique was then revealed: of dance, and of industrial society. Or would be of a dance, whose structure is influenced by industrial society?
The work is a fiction, and acts in this sphere. We are bitches, our pleasure. And a bitch worth his/her salt needs a moment of glamor. The glamor is power! Under the spotlight, throwing silver glitter against the ventilator fan, a parody is established with the merged scenes of Marilyn Monroe's skirt blowing in the wind in the film "The Seven Year Itch" (directed by Billy Wilder, 1955) and of a diamond being offered to her in the musical "Gentlemen Prefer Blondes" (directed by Howard Hawks, 1953). The glitter (or diamonds?) fly in the direction of the bitches in Matiș' act. It is an excess of glitter that contaminates everyone, including us and the performance space.
At the end of the performance, as Matiș reads us a text, he reveals that silver glitter represented the transformation of bodies into cyborgs bodies. But according to Haraway’s text, the bodies would already be cyborgs in Matiș' choreographic propositions. To me, the glitter inferred a Camp aesthetic, and according to Gregory Woods, contemporary queer culture inherited the structures and strategies of Camp. It is indisputable however, that while immersed in the allure of glitter, Matiș' final choreography also proved extremely interesting: it created a likeness to worms crawling in glitter! Animalistic bodies, glamorous vermin, necessary to the capitalist system: the bitchies!
In conclusion, I would like to note that I titled this text "Glitter is a bitch's best friend" as a parodia povera, free and politically engaged in relation to the phrase "Diamonds are a girl's best friend" to demonstrate the critique of capitalism that Matiș' work brings. Silver glitter sparkling like diamonds. Diamonds as the capitalist glamor, patriarchal and heteronormative. Silver glitter as trick, the glamour of the poor, anti-patriarchal, queer. The work is efficient at criticizing the glamorous character of the capitalist system via the use of irony as a strategy which Haraway uses in her text to destabilize the classic scenes of dance choreography and the comfortable and passive place of the audience. Nevertheless, the bodies in the performance are seemingly normative bodies. They function with the structure of classical ballet. But their subjectivities, biographies and fictions reveal another side! This dichotomy indicates the vertigo in post-humanism. These bodies reveal the mirage of translations, the noise of desires. After all, "Are my Adidas shoes going to walk me into trouble?" -----------------------
--------------------------------------------------------------------------------
“Keep it real”, with: Maria Walser, Corey Scott-Gilbert, Sergiu Matiș. Dramaturgy: Mila Pavicevic. Produced by: HZT/UDK Berlin, MA SODA & Uferstudios Berlin
–--
Dezember 2013Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-10751627389213319262014-02-04T17:57:00.000-08:002014-02-04T17:57:30.146-08:00manifesto contra os desejos capitalistasVocê, que se esforça para ter um corpo esculpido como as estátuas gregas. Você, que acha lindo os homens de estereótipo macho, agressivo, jovem, perfumado e perfeito, e que ama o estereótipo branco, olhos claros e loiro... saiba, você não tem desejos próprios. Você é um boneco manipulado dos desejos capitalistas. Nós não desejamos vocês! Temos asco de sua presença! O armário só existe para vocês. Nós nunca soubemos o que é estar dentro do armário. Sempre estivemos fora dessas criações capitalistas e eurocêntricas de sobrevivência. Nós somos a guerrilha encarnada. Somos aquelxs que não temos medo, porque o medo também é uma criação capitalista. Somos aquelxs que não se denominam „ser humano“, porque esse termo é muito limitado e conformado para o que somos. Nós não buscamos a felicidade e tampouco somos depressivxs. Tudo isso também é criação capitalista de controle dos desejos. Nós temos todas essas informações, e explodimos com todas elas. Somos a urgência de conexão e quanto mais urgente, mais profundo é nossa conexão. Não somos a raiva encarnada, porque quando surgimos, isso não existia. Não somos nada do que você nos denomina, porque essas denominações fazem parte de um sistema o qual não fazemos parte. Podemos aparentar fazer parte, mas só externamente. Nossa imaginação e desejos são livres e anteriores. Nós somos muito antigxs, por isso mesmo, tão resistentes e atacadxs. Vocês pensam que somos sempre cooptadxs, mas vocês não entendem que a nossa estratégia é mais fatal que a sua. Atuamos de forma invisível. No campo em que trabalhamos, o seu sistema não consegue ver. O que fazemos é profundo e não há volta. Somos „invisíveis“ para o seu sistema, porque não deveria existir nada além da binaridade. Mas nos hipervisibilizamos para que sejas incomodado. Nós passamos, te enfrentamos, e ao final rimos de seu sistema falido. Não choramos, mas nos transbordamos de emoções. Quando um de nós é feridx, todos nós sentimos. Mas isso apenas fortalece o nosso trabalho, o de modificá-los. Essa é a única forma que pensas que nos modifica. Quanto mais nos violentam, mais de nós surge, porque atuamos em conexão, e vocês, em solidão. Você que se faz de contemporâneo, entendedor e compreensivo, nós sabemos que você atua na superficialidade. Pode estar entre nós, mas não é um de nós. Sua raiva é por sua limitação. Você não pode ver. E, se pudesse, seria um de nós. Nós nos reconhecemos quando nos encontramos e você nos desconhece quando nos vê. É tudo muito simples, mas você jamais entenderá.
Em 3.2.14Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-67737473598861421492012-12-14T04:01:00.006-08:002012-12-14T04:06:09.697-08:00ghettodowntownghettoGhettodowntownghetto
(writed by Pedro Cost and translated by Hugo Molina)
"The ghetto people need no approval from the centers.
All the copies made of the movements arisen in the big centers
have become something else: neither what they were, nor what they have been.
The transit between downtown and ghetto and the lack of resources to invest in ghetto products have made the creation underestimated. I defend that today what comes from the ghetto is new. Old is what lies downtown. New ghetto sound.
The copy will never be a copy and much less the original. It is something else, it is another creation… but if we name everything differently, they will be infinite names, for infinite creative qualities that materialize as a product, art, a concept.
Tired of being on the fringes, they make the fringes the center.
And from the center, they make the center the fringes. A contrary motion?
No. I believe that it is a movement for. For all of those who get tired of waiting. Leave Gigi and Gogo waiting for Godot. They, eternalized in the anguish of waiting, can have this role. And period! They’re enough.
The policy of revolution is already. Now, present, not so smiling, but with effects which surpass the control and the censorship of the media, of the entertainment industry, of the great study centers. They flee because they do not need them to exist. Anguish, hunger, loneliness, abjection turned into creation, into music, into dance, into intervention. Perhaps we are too punk: in attitude. If we are slaves and landlords in the writing or of the language, let’s be in it and for it, contaminated by what is interesting. What is interesting is to make myself be heard by myself and distribute the so many voices I have heard and have been hearing for so long.
Leaving the condition of victim and becoming the author of oneself, at the same time in which I can acknowledge the limit of the words and of the exposed cultural conditions that affect me directly, it is the work that is done in the language to find, maybe, a way out of it. If it is possible, it will exist.
But, it’s by the ways that moments are built. It’s still not possible to be sure of the radical marginality of the language. To leave her, to plead ( in the sense of getting by and litigating), is a fact?
For everything, it is necessary to acknowledge. The acknowledgement frees me of the heavy burden of providing ready answers to not-yet-known questions. It is a questioning, maybe one of the thousands more, with no obvious answers.
Maybe I could answer circularly, but neither vertically nor horizontally.
The need of answering a question is what makes many researchers lay their valuable lives to reach a satisfactory question. At my intent and at my taste, I admire things that go hand in hand with life, with the day-to-day, with the many invisible stories.
And, by being invisible, something turns them into lives with that characteristic. A technology of thought (I listen to Foucault while I listen to Dead Things, by Philip Glass). But, if this technology wants them like this, it is because there is something not submissive, not inferior, of not-value. For, if so many apparatuses are created to hide, to kill, to repress the invisible ones, it might be so because they try to look beyond questions and answers. Maybe they create, and to create is to be!
To create is like giving birth: something comes out of me, which is not yet and never was a copy. It is to create with what you have, with the conditions involved, with the dance of active Shiva (to destroy for constructing): to move, to play, to search, to perceive curiously, to be attentive. And out of so many verbs, and out of so many other ones, products are born, seductions are born. Product is not everything that is going to be consumed by the current market (capitalist, neo-liberal, globalized, exchange currencies…), but product as something that exists. It exists, created, with no conjugated values. And, the price of an idea does not exist. They stipulate, they auction, but concretely, there is none. Ideas find space beyond the prices, beyond the walls, beyond the centers. And so be it, a prayer, a purge, a caustic fever, for being an idea that does not stop.
Stop! I’m not a diva, I’m a bitch!
Who was wrong, raise your hand.
Dressed like a diva to get the sex that is going to satisfy the whore who exists in me. This is interpellation: raising the hand comes loaded with a YES. A taste can also represent what Geertz develops in the encounter between culture and semiotics: every gesture, in each specific culture, has a meaning. Nothing is for nothing. Or is it? Although he might have been deceived by the natives, who discovered his game before he discovered the natives’ game (and who until today has not realized or admitted), he created his own theory, even so.
Perhaps there was no meaning. Perhaps it was something invented in the moment and, with a twitch to deceive whoever wants to understand me, it earned a great explanatory representation of how the world of those people works. Lévi-Strauss could confirm that and, in fact, he did: the Nambiquaras wanted his power: the writing. It started then a process of literacy. They did not want to be illiterate anymore. And not because they catechized them, but because they realized, through the wickedness in their hearts (that they can name as the way of being and that has its positive value), that the pen and the notebook compose an intrinsic value of power, of differentiation and of command. To know something I do not know is power. It is to open the doors for negotiation. It is to say that there is a proposal of affinity, and of wanting to be what the other one is, but in my way. To be the other one like I am is revolutionary.
It is not to lose what I have, and from me on, it is to have more: what is mine and what is the other one’s. To get to know is never too little and never too much. I will never be Judith Butler, but being closer to Nízia Floresta, I am satisfied with the cultural translation I can do from Butler and her theories, in a creative unfaithfulness that surprises me and creates something new. Maybe to be unfaithful is a strong character to be explored with more insistence. And from it, from the unfaithfulness, the representations pass through a vulgar, hypothetical filter, and which satisfies me. Because I have learned how to gain experience with spoken things that were bad, ugly, of low value. But, from this point I can speak and compensate: if you did not like it, swallow me! What would be made of me without the Rio funk, formulated and created so many times as the number of existing songs is. The lyrics of Rio funk break taboos and do not establish other ones. When you think that there is a new regulation being established, there comes the Rio funk and says that there are other moments and that the experimentation is far gone from the mark.
It is like creating by what I live. Reproducing: sexisms, antagonisms, illegalities… but everything is a point of view: it depends on who speaks and who listens. It can be a law, too, but I believe that little works. What is the coercion of the law before the strength of desire?
The law escapes from the mouths, as the faithful and absolute certainty of a perfect and democratic society. But life, mainly in the ghettos, has other flexibility, other compliance, other pitch of voice and of body structures.
I lower my head and listen to what the lords of power say. But it is by lowering the head that I can look at the sound system on which I am going to play and to create the beats and, from there on, to change the look. It is a guerrilla that simmer philosophically in the dictatorship and which continues philosophical nowadays. To be direct or indirect is the same thing, the difference is that some understand because they live and others because they read. The risks are different, but the change that causes it is the same. Political attitude or acceptance of frustration is revolutionary. One because it goes and does and shouts and throws a tantrum and makes use of intellectual weapons or any other ones for such a thing. And the other one is because it does not meet the social civic duty to make a nation happy and stronger. I can not make a nation stronger if it is the first one to weaken me. So, my nation I recognize in my brother, in the ones who value me and who stimulate me and acknowledge me as a subject. Maybe the price of that is a death at twenty, an incurable disease at fifteen, an arrest at nineteen. Or maybe it is the ticket to have money, to construct with the same speech, the speech of valorization of beyond-expanded acknowledgement: to other worlds named countries."
published in the artbook from Brazil:
"perpendicular cenário#ambiente"
Org. Wagner Rossi Campos
Belo Horizonte: Instituto Cidades Criativas 2010
ISBN 978-85-61659-14-1Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-52907666953619569702012-10-10T15:21:00.001-07:002012-10-10T15:21:08.127-07:00troco(na palavra, uso. no corpo, troco)
Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-11546640407096774662012-10-07T07:09:00.001-07:002012-10-07T08:29:34.438-07:00Cadê?Cadê o desejo de fuder, o desejo de conquistar, o desejo de ter, o desejo, cadê?
Cadê a inspiração, a suspiração, a contaminação?
Mais uma vez a desesperança é a tônica.
Um campo estéril, de quilômetros, quilômetros e quilômetros se estende.
Não. Não há horizonte, só campo.
Os vírus, as bactérias, povoam.
As dores expandem, dilatam.
O contato com as pessoas destrói.
Suas felicidades alheias são suficientes para elas.
Há um ser indiferente aqui.
Dormir, comer, não cabe. Só o suficientemente necessário.
E o vômito. A descarga. A fraqueza. A falta.
<strike>Last night I dreamt that you loved me.
Who are you?</strike>
Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-77760435566295793722010-09-24T07:28:00.000-07:002010-09-24T07:29:37.027-07:00kaputtjá me quebrei em mil caquinhos, pequeninos... <br /><br />já me colei todas as vezes, eu sei... <br /><br />mas sempre uns caquinhos se perderam no caminho... <br /><br />e eu com eles, um pouquinho...Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-20498566315241008102010-09-23T21:52:00.001-07:002010-09-23T21:59:54.626-07:00hoje eu sofri...hoje eu sofri...<br />como um adolescente, sem saber o que fazer, ao se deparar com o amor a frente...<br />sofri, porque sabia o que fazer, mas nao o fiz...<br />nao sabia falar...<br />nao sabia expressar em nenhuma língua, só em portugues...<br />e meus olhos se enxeram de lágrimas...<br />mas nao cairam.<br />talvez eu entenda. talvez eu ache que sou louco, realmente.<br />de novo, já sabes, a mesma coisa.<br />pedro ja cansou.<br />ja cansou de saber e nao mudar.<br />digo a mim: nao era o seu amor.<br />digo a mim: a carencia era maior.<br />digo a mim: quero repartir o inverno contigo.<br />nao disse. pensei.<br />tenho todo o cheiro de perfume e lubrificante em minhas maos.<br />nao quero.<br />deixei para trás uma meia.<br />como cinderela.<br />nao me procuraras. nao te procurarei.<br />isso machucou a ele. isso machucou a mim.<br />nao sei...<br />ele nao sabe...<br />mais um choque...<br />pq é tao ruim?<br />pq me machuca tanto?<br />pq nao sei como lidar?<br />em que feridas abertas essa mosca pousa?<br />em que podridao esqueci-me?<br />pq nao busquei-me e refiz-me?<br />poderia ter sido diferente...<br />mas nao foi...Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-48139695816313333002010-05-12T17:43:00.001-07:002010-05-12T17:43:58.519-07:00periferiacentroperiferiaOs periféricos não necessitam da aprovação dos centros.<br />Todas as cópias feitas dos movimentos surgidos nos grandes centros se transformaram em outra coisa: nem o que era, nem o que foi. <br />O trânsito entre centro e periferia e a falta de recursos para investir em produtos periféricos fizeram com que a criação fosse subestimada. <br />Defendo que hoje o que vem da periferia é que é o novo. Velho jaz centro. Novo som periférico.<br />A cópia jamais será cópia e muito menos o original. É uma outra coisa, é outra criação... mas se denominarmos tudo com outros nomes, serão nome infinitos, para infinitas qualidades criativas que se materializam enquanto produto, arte, conceito. <br />Cansados de estarem à margem, agora fazem da margem, o centro. E do centro, fazem o centro de margem. Um movimento contrário? Não. Acredito que seja um movimento à favor. À favor de todas/os que se cansaram de esperar. Deixem Gigi e Gogo a esperrar Godot. Eles sim, eternizados na angústia da espera, podem ter esse papel. E pronto! Eles bastam. <br />A política da revolução já é. Agora, presente, nem tão sorridente assim, mas com efeitos que superam o controle e a censura das mídias, da indústria do entretenimento, dos grandes centros de estudos. Fogem porque não precisam deles para existirem. <br />Angústia, fome, solidão, abjeção transformada em criação, em música, dança, intervenção.<br />Talvez sejamos punks demais: em atitude. Se somos escravos e senhores na escrita e da linguagem, sejamos nela e por ela, contaminados pelo que interessa. O que interessa é fazer-me ouvir por mim e distribuir as tantas vozes que ouvi e ouço a tantos tempos. <br />Sair da condição de vítima e passar a ser o autor de si, ao mesmo tempo que posso reconhecer o limite das palavras e das condições culturais expostas e que me afetam diretamente, é o trabalho que se é realizado dentro da linguagem para, talvez, encontrar um caminho fora dela. Se for possível, ele existirá. <br />Mas, são pelos caminhos que se constroem momentos. Não é possível, ainda, ter a certeza da marginalidade radical da linguagem. Sair dela, pleitear (no sentido de fazer por conseguir e questionar em juízo), é fato?<br />Para tudo, é preciso reconhecer. O reconhecimento livra-me da carga e do pesado fardo de dar respostas prontas para questões ainda não conhecidas. É um questionamento, talvez mais um dos milhares, sem respostas óbvias.<br />Talvez circularmente pudesse responder, mas não verticalmente nem horizontalmente. <br />A necessidade de responder uma questão é que leva a muitos pesquisadores a debruçarem suas valiosas vidas a atingir uma satisfatória pergunta. Ao meu intento e ao meu gosto, admiro coisas que passeiam de mãos dadas com a vida, o cotidiano, as várias histórias invisíveis...<br />E, sendo invisíveis, algo os transformam em vidas com essa característica. Uma tecnologia de pensamento (ouço Foucault enquanto ouço Dead Things de Philip Glass). Mas, se essa tecnologia os querem assim, é porque algo há de não submisso, de não inferior, de não valor. Pois, se se criam tantos aparatos para esconderem, matarem, reprimirem os invisíveis, talvez seja porque eles procurem olhar além das perguntas e respostas. Talvez eles criem, e criar é ser! Criar é como parir: algo sai de mim, que já não é e nem nunca foi, cópia. É criar com o que tem, com as condições envoltas, com a dança de Shiva ativa (destruir para construir): mexer, brincar, vasculhar, perceber curiosamente, estar atento. E de tantos verbos, e de tantos outros mais, nascem produtos, nascem seduções. Produto não é tudo que vai ser consumido pela mercado vigente (capitalista, neo-liberal, globalizado, moedas de troca...), mas produto enquanto algo que existe. Existe, criado, sem valores conjugados. E, o preço de uma idéia não existe. Estipulam, fazem leilões, mas concreto, não há. Idéias encontram espaços além dos preços, além dos muros, além dos centros. E que assim seja, uma reza, uma oração, um expurgo. Uma febre cáustica por ser idéia e que não pára. <br />Pare! Eu não sou uma diva, eu sou uma puta! <br />Quem se enganou levante a mão.<br />Vestida de diva para ganhar o sexo que vai satisfazer a puta que em mim há.<br />Isso é interpelação: levantar a mão vem carregada de um SIM. Um gesto também pode representar o que Geertz desenvolve no encontro entre cultura e semiótica: todo gesto, em cada cultura específica, tem um significado. Nada é à toa. Ou é?<br />Embora ele possa ter sido enganado pelos nativos, que descobriu o jogo dele antes dele perceber o jogo dos nativos (e que até hoje não percebeu ou não assumiu), ele mesmo assim criou a teoria dele. Talvez não existisse significado nenhum. Talvez fosse algo inventado na hora e, como um tique para enganar quem quer me entender, ganhou uma grande representação explicativa como o mundo daquelas pessoas funcionavam. Lévi-Strauss que o diga, e disse sim: os Nambiquara queriam o poder dele: a escrita. Começou um processo de letrismo. Eles não queriam ser mais iletrados. E não porque catequizaram eles, mas porque eles perceberam, através da maldade em seus corações (que eles podem denominar como o jeito de ser e que possui seu valor positivo), que a caneta e o caderninho compunha um valor intrínseco de poder, de diferenciação e de comando. Saber algo que eu não sei é poder. É abrir as portas para a negociação. É dizer que existe uma proposta de afinidade. E de querer ser o que o outro é, só que do meu jeito. Ser o outro como sou é revolucionário. <br />É não perder o que tenho e, a partir de mim, é ter mais: o meu e o do outro. Conhecer nunca é pouco e nunca é demais. Jamais serei Judith Butler, mas sendo mais próximo de Nízia Floresta me contento com a tradução cultural que posso fazer da Butler e de suas teorias, numa infidelidade criativa que me surpreende e cria algo novo.<br />Talvez ser infiel seja uma marca forte para ser explorada com mais afinco. E dela, da infidelidade, as representações passem por um filtro vulgar, hipotético, e que me satisfaz. Porque aprendi a vivenciar com coisas ditas que eram ruins, feias, de baixo valor. Mas, desse ponto posso falar e compensar: se não gostou, me engole! O que seria de mim sem o funk carioca, formulado e criado tantas vezes quão é o número de músicas existentes. As letras do funk carioca quebram tabus e não instauram outros. Quando você pensa que há uma nova normatividade se instaurando, lá vem o funk e diz que já existem outros momentos e que a experimentação já foi além da marcação. <br />É como um criar pelo que vivo. Reproduzir sim: machismos, antagonismos, ilegalidades... mas tudo é um ponto de vista: depende de quem fala e de quem ouve. Pode ser lei também mas acredito que pouco funciona. O que é a coerção da lei perante a força do desejo?<br />A lei escapa das bocas, como a certeza fiel e absoluta de uma sociedade perfeita e democrática. Mas a vida, principalmente nas periferias, tem outras flexibilidades, outras concordâncias, outras impostações de voz e de estruturas corporais. <br />Eu baixo a cabeça e ouço o que os senhores do poder dizem. Mas é baixando a cabeça que posso olhar para a aparelhagem onde vou tocar e criar as batidas. E, a partir daí, mudar o olhar. É uma guerrilha que fervilhou filosófica na ditadura e que continua filosófica atualmente. Ser direto ou indireto é a mesma coisa, a diferença é que uns entendem porque vivem e outros só porque lêem. Os riscos são diferentes mas a mudança que causa é a mesma. Atitude política ou aceitação da frustração são revolucionários. Um porque vai e faz e grita e esperneia e se usa de armas intelectuais ou quaisquer outras para tal. E a outra é porque não cumpre com o dever social de cidadão para fazer uma nação feliz e mais forte. Não posso fazer uma nação mais forte se ela é a primeira a me fragilizar. Então, minha nação eu reconheço no meu irmão, nos que me valorizam e me estimulam e me reconhecem enquanto sujeito. Talvez o preço disso seja uma morte aos vinte anos, uma doença incurável aos quinze, uma prisão aos dezenove. Ou talvez seja a passagem para ter dinheiro, para construir com o mesmo discurso, o discurso de valorização de reconhecimento expandido além: a outros mundos denominados países.Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-53239914174056151252009-02-04T08:59:00.000-08:002009-02-04T09:04:56.690-08:00à uma amiga.o kinsey conheço muito bem.<br />já vi várias vezes!!!!!<br />o freud inseriu os estudos psicaliticos sobre sexualidade humana na sociedade ocidental, kinsey fez suas pesquisas maravilhosas e foucault aprofundou as questões da história da sexualidade, suas interdições e aberturas, a influência da cultura greco-romana e católica etc.<br />é um trio de livros ótimos pra ler: a história da sexualidade (1, 2 e 3) de michel foucault.<br />deixa tão claro tantas coisas...<br />ele mesmo era gay, sadomasoquista e morreu por causa do hiv.<br />após esses estudos e movimentos (gays, lésbicos, negros, hippie, punk etc) surge a teoria/movimento queer, conectados à uma puta revisão sobre a sexualidade-gênero-sexo, suas performances e performatividades, indo além do binarismo homem x mulher, hetero x homo, natureza x cultura, natural x artificial, conectados ao lado mais anarquista dos grupos, mas sem perder a valência (valor questionador) de ser negro, gay, lésbica, travesti, trans e tantxs.<br />é tanto, que quando falamos de pessoas, não usamos mais o ELE ou ELA, usamos ELX.<br />o X representa possibilidades, assim como na matemática.<br />vc não É ele ou ela, mas ESTÁ ele ou ela ou outrx.<br />por isso a drag queen é uma figura crucial na revelação da falsidade das performances de gênero.<br />ser homem ou mulher, a drag diz com sua performance, é uma construção sócio-histórica, que posso muito bem, e sei como fazer isso perfeitamente, me transformar no que eu quiser. <br />então, a drag revela a hiper-feminilização do que se construiu e reproduziu e foi aceito como mulher.<br />por "não ser" mulher, e por desejar “sê-la”, as drags conseguem observar e copiar esse status.<br />e, nessa transformação, onde o desejo de ser é a arma mais forte, elas revelam que qualquer pessoa pode ser mulher.<br />a partir daí, procurar a mulher na vagina, no útero e nos seios, pode ser mais esclarecedor e acalmar mais os ânimos e os desesperados por uma certeza.<br />mas... a galera afinada com o queer, vai dizer que natureza e biologia não definem comportamento.<br />que tb a "natureza da mulher" é algo que foi construído paralelamente aos conceitos católicos (judaico-cristão) e políticos, justamente para enquadrar "a mulher" num determinado "lugar".<br />as que se rebelam contra esses lugares, são consideradas "histéricas" (resumindo, freud indica que só as mulheres podem ter histeria, e isso significa adoecer, gritar, ser deficiente, se desesperar pela falta/ausência do falo masculino), loucas, criminosas, "masculinas", lésbicas... e o resultado disso? são passíveis de violência, estupro, morte, desemprego ou sub-empregos etc.<br />nisso pra não falar nos intersexos (conhecidos antigamente como hermafroditas).<br />foucault analisa o diário de Herculine, uma hermafrodita de 1900, que viveu com freiras e se suicidou.<br />hoje, o hospital das clínicas de SP, possui uma área específica para os recém-nascidos intersexos. <br />vc sabe o que é quando um menino de uns 11 anos tem uma hemorragia interna na área do pênis?<br />com certeza a pessoa nasceu com vagina e pênis, e o médico juntamente com a família e seus costumes binários costuraram a vagina, esconderam essa "aberração" como quando se mata uma pessoa (e realmente mataram!!!). Mas agora esse corpo, que poderia viver suas várias possibilidades sexuais, reclama esse retorno: "Estou menstruando!! Quero minha vagina de volta!! Agora posso ter filhxs com meu próprio pênis, minha própria vulva, meu próprio útero!! Posso alimentar meus filhxs com meus próprios seios ou com os seios da vaca da minha mãe!!"<br />Então, o que posso indicar, são as várias mutilações a que as pessoas são condenadas, por não quererem seguir a performance de homem ou mulher, conectados a seu falo ou a sua vulva. <br />E não falo das pessoas transsexuais, que conseguem a operação de ressignificação de gênero, mudança de RG, acompanhamento médico e psicológico.<br />Essas também são condenadas.<br />O movimento queer reinvindica as possibilidades, assim como várias pessoas, artistas, grupos.<br />Reinvidicam a abertura e possibilidade de sobrevivência das pessoas com seus desejos em trânsitos, mas não se incomodam com o enfrentamento nem cedem às pressões.<br />Com tantas mortes e violências, como posso ficar calado?<br />É um pouco disso que está mais claro para mim nesse momento.<br />Adorei fluir nesse escrito.Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-48132779789065205052008-12-12T17:46:00.001-08:002008-12-12T17:46:16.182-08:00cansei.by 12-11-08.Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-15170297289205871132008-12-12T17:42:00.000-08:002008-12-12T17:43:47.219-08:00vi o seu nome na geladeiravoce me chamou. acordei para caminha na praia. te dei um beijo e voltei. vi o seu nome na geladeira.<br /><br />by 20-11-08Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-56263622871763147772008-12-12T17:30:00.000-08:002008-12-12T17:41:43.372-08:00DeusaO seu riso é estranho; ninguém, ai!, poderia descreve-lo; tira-me a respiraçao, fujo de novo, a cada instante vejo-me obrigado a deter-me para respirar, e o seu riso trocista persegue-me sempre atraves dos sombrios caminhos, na pradaria iluminada, na folhagem onde apenas penetram alguns raios de Lua. Enganei-me no caminho, perco-me cada vez mais, e grossas gotas de suor formam perolas na minha fronte.<br /><br />A Venus das peles by Leopold Sacher-MasochAnjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-62802592780334537062008-12-12T17:19:00.000-08:002008-12-12T17:24:58.291-08:00ruahoje senti o tempo lento, interno.<br />corria com o corpo para adequa-lo 'as horas.<br />tempo para chegar no trabalho. 12:30h.<br />o tempo de dentro tava calmo, em outro tempo.<br />uma pulsaçao interna, um correr externo.<br />fora, pessoas corriam para chegar ao trabalho.<br />dentro, uma pessoa tranquila, assumida com o seu tempo.<br />respeitando-se.Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-86185571865580140852008-12-01T16:12:00.000-08:002008-12-01T16:13:08.379-08:00outrasnão sei mais de nada...<br />se vc soubesse como ando,<br />como em mim as feridas custam a cicatrizar<br />e os caminhos custam a mudar...<br />se soubesses o quanto errante sou,<br />quantos desejos tenho pelos estranhos...<br />às vezes acho que litium é a solução...<br />manter um humor estável é a solução?!<br />e outro eu pergunta: ainda fazes esse questionamento?Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-3509604628609365922.post-16508041584025543522008-11-26T10:53:00.000-08:002008-11-26T10:54:33.741-08:00luz<div style="text-align: center;"><span id="post478820">Divino Anjo da luz. Anjo da espada azul. Venha a mim, necessito da sua ajuda. Chamo-o com amor, apareça agora e corte com sua divina espada azul todo pensamento negativo que tente se aproximar de mim. Corte toda energia negativa que possa estar ao meu redor para que eu, livre de qualquer força destrutiva, possa crescer em autoconfiança, paz e amor.</span><br /><span id="post478820">Que assim seja e assim se fa</span><span id="post478820">ça!<br /></span><span id="post478820">Que assim seja e assim se fa</span><span id="post478820">ça!<br /></span><span id="post478820">Que assim seja e assim se fa</span><span id="post478820">ça!</span><br /></div>Anjo Subhttp://www.blogger.com/profile/05027709494088969541noreply@blogger.com1